quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Família Gigante

Sou uma pessoa muito prática! E ainda bem que assim é, porque com duas crianças pequenas com menos de 4 anos se assim não fosse nem sei... Também tenho a sorte de ter uns pais maravilhosos que me ajudam IMENSO! E posso dizer que tenho 4 pais! Posso dizer que os meus filhos são uns verdadeiros sortudos: têm 6 avós, 5 tios, 1 primo (sim, eu sei que no meio de tantos tios haver só 1 primo é estranho, mas os outros tios ainda são novinhos...), 5 bisavós vivos... Por isso quando digo que sempre estive rodeada de muita família não estou a exagerar... Para além da família adquirida à nascença, podemos juntar alguns Amigos considerados como família... por isso são uns sortudos! Somos uns sortudos! Quando era pequena os meus pais separaram-se... Alguns anos mais tarde, tanto o meu pai como a minha mãe voltaram a casar. Tive a sorte de terem escolhido e encontrado pessoas absolutamente maravilhosas. O pai J. casou com a A. e a mãe F. casou com o E. São pessoas excelentes, maravilhosas e que ADORAM os meus filhos. O avô E. não tem mais filhos, mas a avó A. tem 4: os meus irmãos de coração! 4 dos tios dos meus filhos. Não fazemos distinção, aliás, não queremos que NINGUÉM fale dos avós E. e A. sem serem chamados de avós. Não queremos que ninguém fale dos tios P.,T.,L. e D. sem serem chamados de tios... É a realidade da M. e do T. - têm 6 avós que adoram... Nunca conseguimos ser poucos... nunca conseguimos marcar um jantar ou um almoço para 4 ou 5... Mas somos felizes! Somos uma família gigante que está presente em todos os momentos. Adoramos comemorar... Só porque sim. Só porque gostamos uns dos outros, só porque gostamos de festas... só porque somos uma FAMÍLIA! A M. já pede para ficar em casa dos avós e eu adoro isso! Só prova que ela se sente bem com eles, que gosta de lá estar, que a tratam bem, que se sente amada... e que tem o à vontade suficiente connosco para nos pedir... tem a segurança necessária para querer ficar noutra casa que não a dela, sabe que não a vamos deixar, que não a vamos abandonar! É uma criança feliz. O T. também, apesar de ainda não pedir para ficar aqui ou ali, fica eufórico quando vê os avós. Adoro esta ligação que eles têm com os avós... É única, especial, diferente, imensurável, que nunca se deve perder... Todos têm um papel importante na vida de uma criança: os pais são os pais, ninguém os pode substituir. Aquilo que um pai pode oferecer a um filho, não há mais nenhuma pessoa neste mundo que o possa oferecer... Os avós são o colinho bom, o aconchego, o quebrar de algumas rotinas. Não me interpretem mal, os avós podem e devem estragar os netos, mas sem nunca ir contra a opinião e a vontade dos pais. Eles também devem ajudar a educar, mas com muito mimo. Só os avós podem brincar aos bolos, só os avós os podem levar a passear sem tempo contado, só os avós podem sentar-se no chão da sala durante toda a tarde a brincar com carrinhos ou a fazer penteados às bonecas! Os tios são também muito importantes na vida das crianças: eles brincam, não se zangam, permitem quase tudo e são cúmplices dos disparates... Quanto aos primos... bom, os primos são irmãos para toda a vida. Quando se é a prima mais velha (como eu sou num dos lados da família) ganha-se um instinto de protecção, como se fosse uma irmã mais velha... Quando se é a prima mais nova (sou do outro lado da família), somos a protegida do primo mais velho... Adoro esta família gigante... e sei que a M. e o T. também vão adorar!!!

1 comentário:

  1. E esta foi uma lição que a minha filha aprendeu de mim e, mais e mais importante, me ensinou a desenvolver. A forma como ela "gere" toda esta família e todos estes laços só é possível porque ela é uma pessoa única! E porque, efetivamente, é uma pessoa muito querida e admirada por todos os que a rodeiam e que fazem parte da vida dela! Nunca te canses!

    ResponderEliminar