quinta-feira, 25 de junho de 2015

Finalmente ontem soube o resultado

Estava o chamado "parto difícil" ter a consulta para saber o resultado das avaliações.
Foi ontem! Lá fui eu receber o relatório da princesa M. Assim que lá cheguei, a psicológa disse-me que estávamos na presença de 2 meninas: a M. do ponto de vista cognitivo e de desenvolvimento, e que está bastante acima da média, e com uma idade de desenvolvimento bastante diferente da idade cronológica dela. E depois temos a M. emocional, uma menina um pouco insegura, muito exigente consigo própria, com um medo terrível de falhar e com uma necessiade recente de saber que é amada. Conclusão: é um pouco imatura do ponto de vista emocional.
Fiquei bastante descansada quando ouvi que "a relação dela com o irmão está bem resolvida, não há nada escondido relativamente a esse assunto".
Agora vamos aproveitar o Verão e depois temos de ter atenção à nova escola, à nova adaptação, à nova educadora... Nessa fase, temos de ver como está a questão do "medo de falhar" e se se mantiver a situação voltaremos a falar com a psicóloga. Enquanto isso, a sugestão é lhe dar muitas actividades, quer desportivas, quer criativas, quer sociais para estimular essas áreas e ajudá-la a lidar com a (inevitável) frustração que a vida lhe proporcionará.
Por isso, aceitam-se sugestões: natação, judo, ballet, ginástica, música? O que será mais aconselhado para uma miúda com 4 anos? O que gostam os vossos filhos de fazer?

2 comentários:

  1. Olá eu sugero yoga, é óptimo para as crianças. Mas pesquisa sobre o assunto. Vê na federação de yoga por exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Natação também pode ser uma boa opção. E muito amor!!! :) Este está garantido.

    ResponderEliminar