sexta-feira, 5 de junho de 2015

Não sei o que faça a este miúdo

Já não sei o que faça ao T. Todos os dias recebo queixas dele da escola... mordeu este amigo, mordeu aquele amigo, puxou os cabelos à irmã... TODOS os dias...
Já sei, é normal, é uma fase... mas fico desconsolada quando lá chego à creche e o vejo de castigo. Porque será que ele se anda a portar tão mal? Bem sei que é uma defesa dele, também, mas ainda assim...
Não sou uma mãe como as outras, eu sei. Já assisti a cenas verdadeiramente tristes lá na creche de mães (e pais também) a acusarem as educadoras de coisas que fizeram aos filhos, seja o que for.... mas eu não sou assim! Se me dizem que eles vão para casa marcados disto ou daquilo acho normal, sei que faz parte do crescimento e do convívio próprio das idades e da creche. Mas quando me dizem que foi o T. ou a M. a fazer alguma coisa aos outros miúdos fico mesmo em stress. Porque sei que há pais que não são tão compreensivos... porque sei que há pais que infernizam a vida das educadoras, como se elas fossem culpadas de alguma coisa.
Por mim falo. Estou contente, aliás estou SUPER contente com a escolha da creche dos meus filhos. Tenho plena confiança nas educadoras, e adoro-as! Já disse aqui várias vezes que vou sentir imenso a falta delas em setembro! Se os tenho lá e estou confiante de que elas os tratam como se fossem delas, porque motivo hei-de fazer uma cena porque eles vieram com marca de dentada ou uma nódoa negra? São miúdos, andam a brincar, muitas das vezes nem medem a força que têm... e sei que as educadoras são como eu: fazem o melhor que conseguem!
Tenho muito a agradecer-lhes. Elas são fantásticas e os meus filhos adoram-nas! A todas, sem exceção. Raras são as vezes em que os vou buscar e eles querem logo vir embora. E isso é um ótimo sinal. É sinal que se sentem bem, que se sentem em casa, que são felizes lá...
Agora em relação ao T. é que nem sei o que hei-de fazer. Já pedi que o pusessem de castigo, que o repreendessem e até que lhe dessem um "aconchego" para ele perceber que não se faz. Mas parece que nada está a resultar. A opinião da educadora é que ele se está a vingar do que lhe faziam o ano passado no berçário, altura em que ele ainda não andava e era um "alvo fácil". Agora as coisas alteraram-se: ele continua a ser o mais novo da sala mas é o maior, e isso deve dar-lhe algum poder, não sei! Sei que estou preocupada com esta fase e quero que passe depressa.... não gosto destas queixas, mesmo sabendo que são normais... mas a verdade é que me sinto impotente e não sei mais o que faça. Alguma dica? Alguém que já tenha passado por isso? Como resolveram?

2 comentários:

  1. Calma, princesa. A creche resolve. Tu não estás lá.

    ResponderEliminar
  2. Extamente, filha. Ouve quem percebe do assunto noutra perspetiva também. As fases são isso mesmo - fases!

    ResponderEliminar