terça-feira, 6 de outubro de 2015

Daqui a nada é Natal!!

Dou por mim a preparar os aniversários dos meus filhos e deparo-me com a realidade: Estamos já no último trimestre do ano, quase a chegar ao Natal... e um ano que se passou num ápice!

Entretanto, por aqui tudo bem e com as actividades extra a iniciarem esta semana. A M. teve música ontem, ginástica hoje e amanhã começa o inglês. Está super entusiasmada e continua a adorar a escola. O T. também já começou a música e ainda estou a aguardar pela informação do Fastrackids. Não sei se conhecem este programa. Nós já o conhecemos do ano passado, quando era a M. a frequentá-lo. Vejam mais aqui. Nós gostámos imenso da experiência e se a nova escola da M. desse essa oportunidade, não hesitaríamos em inscrevê-la. Para já, a do T. poderá oferecer essa actividade se houver inscrições suficientes. Saberei mais sobre isso na reunião no final da semana...

Estou aqui a falar como se estivesse sempre a encher os meus filhos de actividades extra mas a verdade é que gosto de lhes abrir os horizontes, de lhes dar a conhecer novas realidades, novas áreas, novos conhecimentos. Este programa proporciona-lhes o interesse pelo saber, o gosto pelo conhecimento... No início tivemos dúvidas acerca da inscrição da M. mas foi o melhor que fizemos. E a verdade é que ela quase todos os dias me pergunta se vai ter o Fastrackids nesta escola nova. Infelizmente não vai, mas sei e confio que vai aprender outras coisas com a horta, com o inglês, com a música, com a ginástica...
Tal como referi aqui, fiquei um tanto ou quanto preocupada com a ideia dos pais da sala da M. que acham que o inglês não faz sentido em crianças tão pequenas. Tenho uma visão diferente. Não espero que com meia hora semanal de inglês ela chegue ao final do ano a conseguir ler uma obra completa de Shakespeare, mas que mal lhe poderá fazer iniciar o contacto com a língua quase universal e obrigatória? Se a vai "aprender" em ambiente de brincadeira isso só vai aguçar o gosto pelo conhecimento, não vai trazer mal nenhum ao Mundo, muito menos ao mundo dela. Vai brincar, vai começar a ouvir uma nova língua (que hoje em dia é absolutamente fundamental) e vai interessar-se (ou não). Mas vai familiarizar-se com a língua e isso é importante. Sem dramas, sem objectivos rígidos... Apenas queremos que ela comece a perceber que há mais no Mundo, muito mais. E que ela pode ir conhecendo tudo, que ela pode saber de tudo um pouco (desde que isso lhe interesse) mas essencialmente ela tem de saber que é divertido aprender, é giro saber coisas, para que no futuro a escola não seja um drama, não seja uma seca. Tivesse eu tempo e disponibilidade e iria aprender as línguas todas do Mundo. Não há nada que me irrite mais do que estar num sítio e ouvir pessoas a falarem e eu não perceber NADA...
Não precisamos de criar génios, mas podemos ensinar as nossas crianças que o conhecimento é bom e divertido, aprender é muito giro e torna-nos mais versáteis e com mais capacidade de adaptação. Mas temos de as incentivar a quererem aprender e não OBRIGÁ-LAS a saber tudo!!!

1 comentário:

  1. Nem mais!!! Sempre sensata, sensível e inteligente. É mesmo isto. O saber não ocupa lugar, já diziam os nossos antepassados. Outra verdade. E os nossos meninos "só" precisam de ser felizes.

    ResponderEliminar